Entenda a importancia e como funciona uma assessoria aduaneira

As empresas que trabalham com comércio exterior ou desejam investir nesse setor não têm a importação e a exportação como sua atividade central e nem deveriam. São meios para obtenção de itens ou escoamento de produção, não a atividade central que traz lucros. Por isso mesmo, contar com uma assessoria aduaneira facilita o trabalho cotidiano, representando uma forma de repensar estrategicamente os processos e reduzir custos.
Já pensou como uma assessoria aduaneira personalizada pode melhorar o comércio exterior em sua empresa? Veja, a seguir, os motivos pelos quais contar com esse serviço!

O que é uma assessoria aduaneira?

A assessoria aduaneira auxilia os clientes a navegarem pelo complexo mar de normas e regulamentações do comércio exterior. Essa empresa ajuda o cliente na formulação dos documentos necessários para a importação e a exportação, o cálculo dos custos envolvidos, os tributos incidentes, as taxas e as melhores formas de contratação, além de trabalhar com o despacho aduaneiro de mercadorias.

Quais são as vantagens de contratar uma assessoria aduaneira especializada?

A contratação de uma assessoria aduaneira tem impactos muito positivos nas operações, podendo-se destacar:

  • suporte na realização de processos: apoio para calcular tributos, custos em moeda estrangeira, criação e obtenção de documentos, certificados e licenças e realização do despacho aduaneiro;
  • diminuição do custo: com uma empresa especializada, a contratante não precisa de empregados altamente especializados, além de reduzir os custos da própria operação, pois tudo é feito da maneira correta desde o começo;
  • mais eficiência: a empresa especializada já sabe o que precisa ser feito, com a menor quantidade de passos possível;
  • manutenção do foco no negócio: como já foi dito, a importação e a exportação são apenas meios de aprimorar ou ampliar a atuação da empresa e não devem ser o foco do trabalho. Com uma assessoria especializada, sobra mais tempo para vender, produzir e fazer o que realmente dá lucro.

Para quem é indicado contratar uma assessoria aduaneira?

A empresa que deseja se envolver em comércio exterior, seja para importar, seja para exportar, se beneficiará muito da contratação de uma assessoria aduaneira. Isso porque, ao terceirizar boa parte do processo, deixará as questões complexas do sistema a cargo de quem realmente entende do assunto. Quando os processos são feitos sem erros, tudo é mais rápido, barato e eficiente.
Qualquer empresa que enfrenta os seguintes desafios terá vantagens ao contratar uma assessoria aduaneira:

  • deseja reduzir riscos e custos financeiros dos processos de importação e exportação;
  • não conta com profissionais especializados em todos os procedimentos de comércio exterior dentro do time interno da empresa, além de acreditar que os custos desse tipo de setor não compensam os benefícios operacionais;
  • atua no setor com o auxílio de despachantes aduaneiros, mas sente falta de um apoio maior para questionamentos do cotidiano e planejamento estratégico;
  • não tem habilitação para fazer um processo de importação e exportação;
  • gostaria de adquirir produtos importados, mas vê a documentação necessária como algo muito difícil de conseguir;
  • não consegue calcular bem os custos e prazos e fica em dúvida sobre a viabilidade de um processo de importação e exportação;
  • não conhece todas as regras de importação e exportação e tem receio de cometer erros e acabar pagando muito mais caro no final;
  • não consegue calcular com precisão os impostos em cada operação;
  • deseja ampliar a atuação e o faturamento da empresa, seja vendendo para fora, seja adquirindo novos produtos e insumos para revenda ou matéria prima para fabricação;
  • deseja utilizar recursos mais modernos e com tecnologia de ponta, que são indisponíveis no Brasil;
  • gostaria de receber mais orientações antes mesmo de fechar negócio, para avaliar melhor os riscos, as oportunidades e as vantagens de cada negociação.

Reconheceu sua empresa em uma ou mais situações acima descritas? Parabéns, existem muitas oportunidades de melhoria ao seu alcance, inclusive com um atendimento personalizado!

Como a assessoria aduaneira pode ir além?

Uma assessoria aduaneira tradicional, geralmente, terá como foco o despacho aduaneiro, o cadastro em sistemas, a obtenção de licenciamento de importação etc. No entanto, e se fosse possível fazer mais do que isso? A boa notícia é que as empresas já têm acesso a organizações que fazem a assessoria aduaneira com muitas outras vantagens.
Uma empresa que faz assessoria aduaneira com foco no cliente e no atendimento personalizado, visando aos objetivos do contratante, já existe no mercado: a Canal Comex, que seus profissionais trabalham dessa forma há mais de vinte anos.

Quais são os diferenciais de uma assessoria aduaneira personalizada?

Uma assessoria aduaneira personalizada, como a Canal Comex, traz inúmeros benefícios para os clientes. Trata-se de uma solução completa, que visa a orientar o cliente desde os primeiros passos para começar no comércio exterior. Para a Canal Comex, não existe um atendimento padrão — tudo é construído de acordo com as necessidades da empresa contratante.
A atuação de uma assessoria aduaneira, como a Canal Comex, vai muito além do apoio na burocracia convencional, incluindo, mas não se limitando:

  • à realização de estudos detalhados dos projetos de importação e exportação;
  • à indicação e às providências para obtenção das licenças e autorizações necessárias;
  • ao auxílio na logística especializada, com acompanhamento da operação;
  • ao auxílio na obtenção do melhor custo-benefício nas operações;
  • à fidelização por satisfação e não por contrato, já que o cliente pode ir embora quando quiser;
  • ao RADAR, a fornecedores e a outros serviços aduaneiros;
  • à orientação e ao treinamento dos profissionais do cliente para que consigam acompanhar os processos;
  • à atuação com sigilo e ética, dentro das normas legais.

A assessoria aduaneira é um serviço que existe para que as empresas envolvidas com comércio exterior possam focar no que é realmente importante. As regulamentações, normas especiais e constantes mudanças ficam a cargo de quem entende do assunto, evitando erros, complicações e custos adicionais nos processos de comércio exterior. Quando o atendimento é personalizado, o potencial de aprimoramento do trabalho é ainda maior, gerando um verdadeiro diferencial competitivo para a contratante.
A Canal Comex presta Assessoria Aduaneira especializada, com foco em otimizar as operações de comércio exterior dos clientes de acordo com os desejos de cada um. A personalização do atendimento é o grande diferencial da empresa. Entre em contato para saber como a Canal Comex pode agregar valor ao seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *